quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Portugal - Europe's West Coast

Portugal está no Sul da Europa, é certo, mas a nossa vocação atlântica e a nossa casa é, como sempre foi, a Costa Oeste da Europa. E isso é um importante factor de diferenciação e de identidade.

A campanha associa o país ao Oeste da Europa (Europe’s Weast Coast) e a conceitos de modernidade, inovação, tecnologia, empreendorismo e qualidade de vida, promovendo Portugal como um todo, desde o turismo, economia, comércio e cultura, e qualificando a oferta dos recursos, pessoas e produtos nacionais.
http://www.mktonline.net/index.php?cat=12&item=11035&hrq=&op=
Nota: Regista-te no site para prosseguires a leitura do artigo.
A campanha em ficheiro pdf. (Backup do ficheiro pdf)


Portugal é considerado na Europa, país do Sul, como a Espanha, a Itália e a Grécia. Ora o Sul é precisamente o "filtro" que precisa ser substituído. Para perceber melhor, vejamos as boas e más coisas do Sul. Sem ser exaustivo, digamos que o Sul tem bom tempo, calor, gente simpática, boa comida, paz, esplanadas e dolce farniente; e tem subdesenvolvimento, gente pobre e iliterada, corrupção e os indicadores estatísticos de miséria.

O que é bom, Portugal tem mais ou menos tudo o que tem o Sul mas nunca melhor. Sempre igual ou pior: basta comparar o Mediterrâneo quente e calmo, ao nosso mar frio e turbulento, as noites quente e húmidas, às nossas nortadas. Quer queiramos quer não Portugal não é um país mediterrânico. É um país tipo mediterrâneo (do mesmo modo que algum queijo é tipo serra) e, se insistirmos em imitar, perdemos.

as coisas más tendem a ser percepcionadas como igualmente más ou piores. Estando mais longe e afastados do centro, não sendo país de grande notoriedade, as pessoas tendem a acreditar que o mau é pior. O desconhecido é-o sempre. Mas ainda que o nosso Sul fosse melhor que o Sul dos outros, que a nossa arquitectura, cozinha, clima, mar, gente, infraestruturas, vinho, museus, noite fossem melhores que os da França, Espanha, Itália e Grécia, ainda assim, a ideia de ser do Sul será sempre má pois estamos competindo não por sermos diferentes, mas por sermos iguais.

Leia o texto de Pedro Bidarra, BBDO.

1. Verifique que se pretendem estabelecer associações positivas relevantes aos conceitos de "Europe" e de "West Coast" por oposição a um "Portugal ultrapassado" e a uma "velha Europa". Indique as associações promovidas.

2. Justifique a criação da categoria Europe's West Coast.

3. Comente o impacto da utilização de algumas figuras públicas para promover a imagem do país.

4. Justifique a associação da modernidade às energias renováveis.

5. Escreva um comentário a esta campanha na página do ICEP, e deixe um link para o seu comentário no blogue.

6. Distinga Marketing Público de Publicidade.

7. Comente a versão completa do trabalho.

Nenhum comentário: