terça-feira, 6 de novembro de 2007

Teste Modelo de Comércio e Distribuição e de Introdução ao Marketing

Não precisas de copiar o enunciado, mas tens que indicar o número de cada questão no teu post... Após a publicação do teste, deves enviar uma cópia do mesmo para o e-mail do professor. Nos grupos II a V, a inclusão de links referenciados nas respostas, contribui para a sua valorização.
Bom trabalho!


Grupo I

Considera a lista de conceitos, a) a o) e a lista de definições de 1. a 15.. Estabelece a correspondência entre os conceitos e as respectivas definições.

a) Joint-venture
b) Mercado-alvo
c) Vantagem competitiva
d) Partnership
e) Lei das economias de escala
f) Análise e Interpretação
g) Crítica dos dados
h) Commodity
i) Abordagem STP
j) Lógica da logística
k) Recolha de dados
l) Procurement
m) Etapas do método estatístico
n) Identificação do problema
o) Apresentação dos dados


1. Forma de associação de empresas juridicamente independentes que colocam um conjunto de recursos em comum, para entrada em projectos de grande envergadura.

2. Tipo de sociedade na qual a responsabilidade dos sócios é solidária e ilimitada.

3. Colocar no mercado os seus produtos/serviços em condições mais vantajosas que os seus concorrentes, designadamente a preços mais baixos, porque obtiveram custos de produção inferiores.

4. Dentro de determinados limites, à medida que aumenta o nível de produção, os custos unitários baixam.

5. Redesenho dos processos tendo em vista a criação e a sustentabilidade de vantagens competitivas.

6. Produto com serviços acoplados.

7. Concepção integrada do Marketing com três fases fundamentais: Segmentação do mercado – Identificação de grupos homogéneos de clientes. Estes devem ser objecto de quantificação, interessantes em volume e susceptíveis de ser alvo de acções comerciais/marketing por parte das empresas; Targeting (Segmento-alvo) - Segmento de mercado a que a empresa decidiu dirigir um conjunto de acções comerciais marketing, normalmente após ter avaliado o interesse quantitativo e qualitativo do mesmo para o alcançar dos objectivos estratégicos e tácticos da Organização; Posicionamento – Conceber a oferta e a imagem da empresa para que ocupem um lugar distinto e valorizado na mente do cliente-alvo ou de outros públicos.

8. Segmento específico que a empresa visa alcançar.

9. Engloba a administração e negociação, abastecimento das compras, aquisições e contratos referentes à logística de entrada.

10. 1. Identificação do problema; 2. Recolha de dados; 3. Crítica dos dados; 4. Apresentação dos dados; 5. Análise e Interpretação.

11. Muitas vezes a fase mais difícil consiste precisamente em definir o definir o objecto de estudo.

12. Obtém-se dados desenvolvendo instrumentos específicos para o efeito, como os questionários, ou fazendo entrevistas, por exemplo. Provavelmente também encontramos dados já disponíveis cobre o tema, dados secundários, designadamente informação estatística.

13. Provavelmente alguns dados poderão não ser pertinentes…

14. Os gráficos permitem transmitir mensagens facilmente memorizáveis, mas apresentam os dados facilmente distorcidos ou imagens muito incompletas relativamente às tabelas.

15. Comparar os resultados e tentar extrair conclusões das diferentes estruturas, diferentes taxas de crescimento, etc.



Grupo II

O Marketing e a Logística são duas disciplinas fortemente interligadas.

Identifica o ponto do Plano de Marketing explicitado no site http://www.planodenegocios.com.br/dinamica_artigo.asp?tipo_tabela=artigo&id=31
onde integrarias a Logística. Justifica.

Grupo III
Relaciona as mutações económicas e tecnológicas, designadamente da produção e da distribuição, com o conceito de gestão da network logística.

Grupo IV
Apresenta o conceito de Franchising.
Em qual das disciplinas colocarias este ponto da matéria? Justifica.

Grupo V
Observa a imagem do post Integração global.
a) Distingue forças motrizes de forças restritivas da Integração global, na perspectiva do Marketing.
b) Comenta, referindo os seguintes contrastes:
- Paz / Guerra
- Mercados livres / Controles nacionais
- Visão da gerência / Miopia da gerência
- Necessidades de mercado / Diferenças de mercado
- Integração económica / Nacionalismo
- Elevadas economias de escala / Impossibilidade de chegar a um custo unitário aceitável num mercado pequeno

FIM

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