segunda-feira, 20 de abril de 2009

O comportamento dos consumidores

Cada consumidor é único, e toma as suas decisões com base nos mais diversos factores, mas analisemos o comportamento dos "consumidores"...
1. Identifica as principais condicionantes dos processos de decisão de compra, associando-as aos factores de evolução da actividade comercial.
NOTA: Quanto a compras online inovadoras ver este artigo.
Genericamente ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM A COMPRA

2. Distingue necessidades funcionais de necessidades psicológicas de consumo, relacionando-as com as características de produtos/serviços e/ou o grau de satisfação pessoal.
3. Identifica tipos de necessidades psicológicas de consumo, relacionando-os com as oportunidades e práticas comerciais que lhes estão associadas.
4. Distingue comportamentos de compra planeados de comportamentos de compra por impulso, relacionando-os com factores como a necessidade de informação, o grau de satisfação, a sensibilidade ao preço ou a necessidade efectiva.
5. Associa a sensibilidade dos consumidores aos preços com tipos de pontos de venda, identificando razões que condicionam essa sensibilidade.
6. Identifica factores e consequências de déficit de acessibilidade dos consumidores aos produtos, precisando procedimentos de melhoria e valorização do ponto de venda.
7. Relaciona as reacções dos consumidores às promoções com os seus principais factores, justificando comportamentos mais comuns.


Conceitos a ter em conta
Necessidades funcionais/racionais e necessidades psicológicas/emocionais • Atitude multiatributo • Avaliação pós-compra • Compra planeada e compra por impulso • Compra por impulso planificada, relembrada, sugerida, pura, por associação • Compra de rotina, de stockagem, complementar, do dia, de aventura. • Preço • Inflação • Ruptura de stock • Promoção

Utilize o Google Académico e encontrará documentos que evidenciam maior profundidade teórica, como teses de Mestrado em Administração sobre o comportamento dos consumidores.