sábado, 31 de maio de 2008

Teste de Introdução ao Marketing

“Chamem-lhe sabedoria ou senso comum, mas quando você estuda organizações de excelência, você fica com excelentes ideias para a sua própria companhia."
Gary Mise, Benchmarking Coordinator, EXXON Company, USA
Fonte: Associação Empresarial de Portugal

1. Identifique o Benchmarking como uma área transversal a qualquer processo de controlo da qualidade.

2. Dê uma noção da exigência do programa “Seis Sigma”.

3. Critique a inclusão do tópico “Quality Function Development” na secção de qualidade. Justifique.

4. Discuta em que medida o conceito de Benchmarking apresentado - é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de introduzir melhorias na organização – corresponde a uma “ciência” ou a uma “prática” de gestão. Justifique.

5. Refira os princípios do Benchmarking.

6. Aponte três benefícios do Benchmarking.

7. Mencione três factores críticos do sucesso do Benchmarking.

8. Justifique a apresentação de um novo tipo de Benchmarking neste site, que não tinha encontrado anteriormente.

9. Qualifique a importância que o Estado português concede ao Benchmarking através dos projectos de investimento que financia.
Sugestão: http://www.incentivos.qren.pt/

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Prémios de Franchising 2008

A edição de 2008 contou com 68 candidaturas, envolvendo um universo de 1 930 unidades de negócio. As categorias que registaram maior adesão foram duas das novidades deste ano: o Top 10 e o prémio “Responsabilidade Social”. Os prémios “Inovação” e “Melhor Estratégia na Internet” seguiram-se nas apostas das redes de franchising.


E OS VENCEDORES SÃO...

TOP 10

1.º - MCDONALD’S
2.º - LOJA DO CONDOMÍNIO
3.º - HOKEN
4.º - RE/MAX
5.º - CENTURY 21
6.º - EXCHANGE
7.º - HALCON VIAGENS
8.º - ERA PORTUGAL
9.º - NEWCAR
10.º - CHARIB-GESTÃO DE CONDOMÍNIOS



Prémio Responsabilidade Social

BOTAMINUTO



Melhor Projecção Internacional

NBB – NATIONAL BUSINESS BROKERS



Prémio Inovação

MCDONALD’S



Prémio Melhor Estratégia da Internet

LOJA DO CONDOMÍNIO


http://www.mktonline.net/index.php?cat=12&item=11613&hrq=&op=

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Benchmarking como prática de controlo da qualidade

“Chamem-lhe sabedoria ou senso comum, mas quando você estuda organizações de excelência, você fica com excelentes ideias para a sua própria companhia."
Gary Mise, Benchmarking Coordinator, EXXON Company, USA
Fonte: Associação Empresarial de Portugal

1. Identifique o Benchmarking como uma área transversal a qualquer processo de controlo da qualidade.

2. Dê uma noção da exigência do programa “Seis Sigma”.

3. Critique a inclusão do tópico “Quality Function Development” na secção de qualidade. Justifique.

4. Discuta em que medida o conceito de Benchmarking apresentado - é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de introduzir melhorias na organização – corresponde a uma “ciência” ou a uma “prática” de gestão. Justifique.

5. Refira os princípios do Benchmarking.

6. Aponte três benefícios do Benchmarking.

7. Mencione três factores críticos do sucesso do Benchmarking.

8. Justifique a apresentação de um novo tipo de Benchmarking neste site, que não tinha encontrado anteriormente.

9. Qualifique a importância que o Estado português concede ao Benchmarking através dos projectos de investimento que financia.
Sugestão: http://www.incentivos.qren.pt/

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Portugal vs EUA: Duas realidades distintas no Benchmarking

O benchmarking é uma ferramenta de gestão que se encontra banalizada nas economias mais desenvolvidas, mas constitui uma relativa novidade em países onde o próprio capitalismo liberal é relativamente recente.
Compare o benchmarking em Portugal relativamente aos Estados Unidos da América utilizando as respectivas organizações de controlo da qualidade:
- IPQ;
- APQC.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Índice de Benchmarking Português

1. Que utilidade terá o Índice de Benchmarking Português para:
a) o IAPMEI;
b) as empresas;
c) o público em geral.


2. Que áreas considera o IBP?

3. Que critérios de comparação estabelece o IBP? Refira-se a algumas dificuldades na construção dos respectivos indicadores.

4. Explicite algumas “lições” que o exemplo do Benchmarking na Irlanda sugira para economia portuguesa.

5. Justifique os quartis e percentis como ferramentas estatísticas adoptadas nos Relatórios de Benchmarking.