quarta-feira, 30 de abril de 2008

Informação ao consumidor: Um nicho de mercado

Numa sociedade complexa os indivíduos são aconselhados a procurar serviços específicos de "apoio ao consumidor". Entre estes destaca-se a DECO - Associação de DEfesa dos COnsumidores - que já dispõe de dois sites distintos: o DECO-PROTESTE e o PROTESTE-POUPANÇA.

1. Refira as funcionalidades mais importantes de ambos os sites.

2. Comente criticamente as restrições impostas aos sites confrontando o conceito do leitor/subscritor com a filosofia de partilha predominante na cultura da Internet.

3. Observando a página Catálogo,
que estratégia de Marketing lhe parece que a DECO está a seguir?

4. Quando os indivíduos dispõem de numerosas fontes de informação, e muitas delas fidedignas e gratuitas, - nesta área a Direcção Geral do Consumidor, ou o SERVIÇO MUNICIPAL DE INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR por exemplo - especifique os factores atractivos que terão de possuir sites que apostem na conquista de clientes dispostos a pagar pela informação.

5. Comenta a utilidade de sites como este.

6. "Assim, a existência em todos os operadores de um tarifário desta natureza - ou seja, com um único período inicial seguido de facturação ao segundo - que pode constituir uma lógica de “opt-in” face a todos os tarifários existentes, parece ser a melhor forma de garantir o equilíbrio entre a exigência de liberdade tarifária implicada na LCE e as preocupações do diploma agora em apreço". ANACOM
Partindo do exemplo dos telemóveis, justifica a multiplicidade de pontos de vista sobre os direitos dos consumidores.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Consumer Trends 08

As tendências de consumo emergentes tornam o consumidor num elemento central em qualquer estratégia de marketing. A criação de um diferencial competitivo é baseado na inovação e em soluções estratégicas duradouras, que ultrapassem o simples acto de consumo e promovam a ligação emocional à marca com elementos que a diferenciam e potenciam a sua competitividade - pode ler-se numa síntese das conclusões do Consumer Trends 08.



1. Classifique a utilização da Internet na promoção e divulgação do Consumer Trends 08.

2. Documente-se sobre os participantes nesta Conferência Internacional.

3. Justifique os pontos de vista apresentados pelos diversos intervenientes.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Avaliação de Desempenho: Porquê?

Os recursos humanos são determinantes para criar e sustentar vantagens competitivas nas empresas. O benchmarking tem que medir o seu desempenho, mas simultaneamente deverá encontrar-se preparado para problemas específicos.



1. Identifique a avaliação de desempenho como componente do benchmarking.

2. Leia criticamente os objectivos estabelecidos para a avaliação do desempenho tendo em consideração a seguinte imagem (Fonte: BOHLANDER, George, SNELL, Scott, SHERMAN, Arthur, Administração de Recursos Humanos)



3. Verifique que não é possível estabelecer grelhas padronizadas aplicáveis aos vários sectores de actividade, admitindo os especialistas que estas variem de situação para situação. Justifique.